Guia Completo de Táxi na Colômbia + Dicas e Tarifas de Medellín - Quero Te Mostrar

Atualizado em 12/12/2023

Guia Completo de Taxi na Colômbia para você aproveitar essa opção de transporte sem cair nas ciladas que costumam pegar turistas estrangeiros.

Diferente do Brasil, usar táxi na Colômbia é uma das coisas surpreendentemente baratas, mesmo nestes tempos em que o nosso Realzinho apanha feio do Dolar e até do Peso Colombiano.

Além disso, os carrinhos amarelos são abundantes nas principais cidades da Colômbia, tem horas que parece que metade dos carros na rua são táxi - uma coisa que eu só tinha visto antes em Nova York.

Mas nem tudo são flores...

A qualidade geral dos táxis na Colômbia é… digamos… demora um pouco para se acostumar.

A maioria dos táxis Colombianos são carros bem pequenos, do segmento sub-compacto como o Chevrolet Spark, Kia Picanto e Hyundai i10.

Fora isso, o estrangeiro costuma ser o alvo principal de alguns taxistas espertinhos que preferem tirar uma vantagem hoje, do que encantar as pessoas para que elas falem bem do lugar e queiram voltar - e isso sim faz o turismo crescer de forma sustentável e melhora a vida dos habitantes locais.

 

Como Pedir um Táxi na Colômbia

Existem muitas empresas de táxi espalhadas por toda Colômbia - em Medellín por exemplo, são mais de 30 empresas.

Portanto, você verá números de telefones de táxis por todo canto, fora que Hotéis e Restaurantes podem chamar para você.

Se você ligar para uma dessas empresas, o atendente pedirá o seu endereço e na próxima vez que você ligar do mesmo telefone, ele já terá o seu endereço cadastrado para agilizar o envio do táxi.

Além disso, algumas empresas de táxi fornecem um código com dois a quatro dígitos para você dizer ao motorista e assim, confirmar que você é a pessoa que ele veio buscar.

 

Pegando Táxi na Rua

Nas maiores cidades Colombianas, você verá um "mar" de carros amarelos pela rua, basta estender o braço para que um dos táxis pare.

Como saber se o táxi está desocupado?

Você terá que usar seus superpoderes de visão para ver se tem alguém dentro do carro, porque aqui, nem todo taxi tem aquele luminoso para avisar que está livre - alguns até tem um minúsculo luminoso no teto ou para-brisa, mas raramente ele funciona ou indica se está livre ou ocupado.

Você também encontra pontos de táxi em muitos lugares nas cidades de maior porte, como em shoppings, terminais de ônibus e estações de metrô.

Esses pontos de táxi podem ter dezenas de táxis em fila esperando pelos clientes, enquanto um funcionário com uma prancheta na mão vai organizado o embarque e pedindo táxis adicionais quando necessário.

Durante a noite, dependendo da cidade, é mais seguro usar um aplicativo como o Uber.

Em Bogotá, por exemplo, há muitos registros de assaltos e sequestros relâmpago à táxis durante a noite - alguns com o uso de "boa noite Cinderela".

 

Taxímetro, Tabela e Preço Combinado

Na maioria das grandes cidades Colombianas, os táxis amarelos tem taxímetro. Neste caso, não existem taxas ou tarifas extras e você deve pagar somente o valor que aparece no taxímetro.

Já em cidades como Barranquilla, Cartagena, San Andres e Santa Marta os táxis não possuem taxímetro.

Nestas cidades existe apenas uma tabela de preços por distância ou pontos de interesse definida pela Prefeitura ou Departamento de Transporte (Secretaría de Movilidad).

Claro que a tal tabela some na maioria dos casos e entra em cena um outro método para definir o preço: a "cara do fregues" ou a sua pior versão, o "preço gringo" que é um preço extorsivo cobrado de estrangeiros.

Em Cartagena por exemplo, um táxi do Aeroporto até o tradicional bairro Getsemani custa entre 10.000 e 15.000 Pesos Colombianos na tabela oficial, mas muitos taxistas cobram 25.000 Pesos.

Achou exploração?

Há relatos de turistas americanos e europeus que pagaram 250.000 Pesos pelo mesmo trajeto - o taxista se aproveita que eles não falam espanhol e diz que eles não entenderam o preço.

O Peso Colombiano foi lançado em 1994 e com a desvalorização ao longo dos anos, os preços ganharam muitos zeros.
Um golpe bem comum em cidades turísticas é colocar um "zero" a mais na conta.
Fique atento, principalmente quando for pagar alguma coisa com cartão de crédito, muitos estrangeiros só descobrem o golpe quando é tarde demais e já estão em casa.

Veja mais 7 dicas para você não ter dor de cabeça ao usar táxi na Colômbia.


7 dicas para usar Táxi na Colômbia sem dor de cabeça

  1. Cuidado com o "Preço Gringo": Se você for pegar um táxi sem taxímetro, negocie o valor antes de entrar no carro. Digite o valor combinado na calculadora do celular e mostre para o taxista confirmar se o valor está correto - assim você evita também o golpe do "preço mal entendido".
  2. Só pague o valor do taxímetro: Não existem taxas ou tarifas extras quando o táxi tem taxímetro. Mas fique atento ao entrar no táxi, veja se o taxista ligou o taxímetro e se ele não ligou, peça para que ligue. Você pode dizer em espanhol “por favor, activar el taxímetro”. Se o motorista não ligar, desça e encontre outro táxi.
  3. Tranque as portas: para sua segurança, assim que entrar no táxi tranque a porta e suba o vidro ou deixe uma pequena fresta. Apesar de hoje a Colômbia ser mais segura que o Brasil, nas grandes cidades, motos podem ser usadas para assaltos de oportunidade no trânsito parado.
  4. Fique de olho na rota: alguns taxistas, quando percebem que você é estrangeiro, podem fazer uma rota mais longa para aumentar o preço da corrida. Para se proteger disso, use um aplicativo de mapas como Google Maps ou Waze e verifique se a rota está muito mais longa do que deveria - se estiver, "ajude" o motorista a encontrar a rota mais curta.
  5. Evite ficar preso no trânsito e pagar mais por isso: muitos taxistas não possuem GPS e acabam pegando as rotas mais comuns e congestionadas. Novamente o Waze pode te ajudar a direcionar o motorista para uma rota mais rápida e economizar uma boa grana - esse é mais um bom motivo para sempre viajar com internet no seu celular.
  6. Tenha Pesos Colombianos no bolso: tentar pagar táxi com Real, Dolar e outras moedas é prejuízo na certa. Além disso, sempre tenha notas de pequeno valor (50.000 Pesos ou menos) pois os taxistas podem não ter troco para notas de maior valor.
  7. Uber e outros aplicativos são excelentes alternativas: apesar da abundancia de táxis amarelos pelas ruas e do bom preço, a Uber e outros aplicativos são ainda mais baratos e tem vantagens como pagar pelo cartão de crédito.

 

Guia de Táxi em Medellín: Dicas e Tarifas 2023

Como eu moro na região metropolitana de Medellín, eu consigo compartilhar informações ainda mais detalhadas sobre os táxis daqui.

As tarifas são reajustadas todo ano e os preços em vigor desde 02 de janeiro de 2023 (preços em Pesos Colombianos COP$) são:

  • O taxímetro começa em $ 4.300
  • A tarifa mínima é de $ 6.300
  • A tarifa para cada 78 metros é de $ 100
  • A tarifa de espera por minuto é de $ 250
  • A tarifa por 1 hora contratada é de $ 28.000
  • A tarifa para o Aeroporto Internacional José María Córdova é de $ 98.000 incluindo o pedágio.
Todo taxi tem que ter o adesivo de autorização do ano vigente no lado direito do para-brisa.

Para denunciar qualquer problema ou irregularidade com táxis em Medellín, você precisa do numero da placa do veículo e entrar em contato com a Secretaria de Movilidad. Existem multas pesadas para falta do adesivo, cobranças adicionais ou taxímetros desligados.

 

Táxi Branco: o Táxi Especial do Aeroporto Internacional de Medellín

Antes de mais nada, já fique sabendo que o aeroporto de Medellín tem as tarifas de táxi mais caras de toda Colômbia.

Ao descer no Aeroporto Internacional José María Córdova - que na verdade fica no município de Rio Negro, distante 35km - você encontrará os táxis especiais de cor branca.

Os táxis brancos não possuem taxímetro, sua tarifa é fixa e não há custo adicional para corridas durante a noite ou madrugada.

O preço é fixado de acordo com a cidade de destino e há inclusive uma placa no aeroporto com as tarifas. Alguns exemplos (preços em Pesos Colombianos COP$):

  • Bello = 110.000
  • Envigado = 105.000
  • Itagui = 115.000
  • Medellín = 98.000
  • Sabaneta = 115.000

Todas essas tarifas já incluem o valor do pedágio (COP$ 21.800) da estrada que liga Rio Negro a região metropolitana de Medellin.

Apesar disso, conheci estrangeiros que foram vitimas do "preço gringo" em que o taxista cobrou mais caro que a tabela do aeroporto ou cobrou o pedágio.

Se você estiver indo para o aeroporto, você também pode agendar um táxi branco, eles são sempre pontuais na minha experiência e a tarifa é mais barata que saindo do aeroporto.

A tarifa para ir ao aeroporto saindo de Medellín é de COP$ 90.000 e Envigado COP$ 105.000.

Existem 3 empresas que oferecem serviços de Táxi Branco Especial:

Além disso, em breve vou publicar um guia mais detalhado sobre as opções de transporte para chegar e sair do aeroporto de Medellín.

 

Táxi Verde de Medellin 100% elétrico fabricado pela BYD Industry Company

O Novo Táxi Verde de Medellín

Em 2013, Medellín foi eleita a "Cidade Mais Inovadora do Mundo" pelo Instituto Urban Land e as suas iniciativas na área de transporte público foi um dos fatores que contribuíram para o título.

Algumas das soluções criadas por Medellín se tornaram modelo para cidades do mundo todo, como o Rio de Janeiro que implantou o transporte por cabos para atender comunidades carentes nos morros, seguindo o modelo do Metro Cable de Medellín.

Em 2019, Medellín lançou o projeto do Táxi Verde, que pretende substituir gradualmente toda a frota de táxis amarelos por carros 100% elétricos, que além de não poluentes, tem o km rodado quase 80% mais barato que um carro à gasolina.

No final de 2022 já haviam 500 táxis verdes circulando pela cidade e o plano é que nos próximos 3 anos cheguem a 1.500.

O Táxi Verde é equipado com taxímetro e sua tarifa minima é 6.500 Pesos mais caro que o táxi amarelo comum.

Gostou do Guia de Taxis ou tem alguma pergunta? Escreva nos comentário logo abaixo.

  • Muito obrigado pelas dicas. Li em alguns blogs que os taxis em Bogotá não tem taxímetro o que se mostrou um engano lendo aqui. Se puder colocar mais dicas sobre Bogotá seria ótimo.

    • Quero Te Mostrar disse:

      Tarso,
      que bom que pude ajudar e obrigado pela sugestão.

  • Gostei bastante ! Mas tenho uma dúvida, afinal tem ou não tem Uber ou 99 na Colômbia ( vou pra Cartagena) tem sites que dizem que não tem mais Uber..
    Obrigado

    • Quero Te Mostrar disse:

      Oi Renato,
      Sim, a Uber ficou um tempo fora da Colômbia e aqui eu contei como eles conseguiram voltar: https://querotemostrar.com.br/uber-volta-a-colombia

      Apesar disso, para conseguir usar Uber nos aeroportos das maiores cidades colombianas você tem que usar certas “estratégias”, pois há “fiscais”, “seguranças” e as vezes até policiais que impende que motoristas Uber cheguem aos terminais de embarque e desembarque.

      Cartagena por exemplo, você tem que pedir o Uber fora do terminal – como o aeroporto é pequeno, basta caminhar poucos metros até a Carrera 3 e pedir o Uber ali.

      A maioria dos motoristas gosta que alguem va sentado no banco da frente para não dar na cara que ele é Uber.

      Com exceção dos Taxis Especiais, eu nunca uso e não recomendo usar taxis na Colômbia 😉

      Boa viagem e depois me conta se deu certo e o que achou de Cartagena.

  • Sueli Miranda disse:

    Gostaria de dicas para pegar táxi no Aeroporto de Pereira-CO para Manizales.

    • Quero Te Mostrar disse:

      Olá Sueli,
      Eu nunca fiz esse trajeto, então não tenho experiências pessoais para compartilhar.
      Sei que existem 3 empresas de Taxi: Consotá, Matecaña e Covichoralda.
      E também há opções de onibus e vans: Flota Ospina, Transportes Armenia e Expreso Palmira.

      Boa viagem e depois comenta aqui qual você escolheu e como foi.

      Robson

  • Oi vou pra Copacabana medelin, do aeroporto até aí sabe mais o menos o valor do táxi , são 29 kilometros o percurso

    • Quero Te Mostrar disse:

      Oi Welder,
      No artigo já tem os preços de taxi saindo do Aeroporto válidos para 2023: COP$ 98.000
      Veja mais detalhes no capitulo Táxi Branco: o Táxi Especial do Aeroporto Internacional de Medellín

      Abraço,
      Robson

  • {"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
    >
    error: