Atualizado em 15/08/2020

Com cerca de 1.025 ritmos agrupados em 157 gêneros musicais, a Colômbia se destaca por sua riqueza cultural quando o assunto é ritmos e música.

A música colombiana recebeu muitas influências dos povos nativos, africanos, espanhóis, europeus e ameríndia.

Dá para notar essa diversidade de influências observando os instrumentos usados, que variam bastante dependendo da região.

Na região andina predominam os instrumentos de corda como o violão, tiple e bandola, fora o violino e a flauta.

Já na região llanera, os principais instrumentos são a harpa llanera e o cuatro, enquanto que no litoral predominam os instrumentos de percussão.

Por isso, a música está por todo lado, pelas ruas, casas, bares e também há inúmeros shows e festivais de música por todo o país.

A Colômbia também é o berço de um grande número de artistas destacados a nível internacional, entre eles, Shakira, Carlos Vives, Juanes, J Balvin, Maluma, Karol G, Sebastian Yatra, Fumaratto, entre outros.

Agora eu quero te mostrar alguns destes ritmos e para isso eu criei 7 playlists com cada um dos ritmos que eu falo no vídeo.


Cumbia

A cumbia é uma dança folclórica tradicional colombiana resultante da mistura de três outros estilos: indígena, africano e espanhol.

Ela é um ritmo alegre e movimentado com trajes claramente de origem espanhola e movimentos sensuais de danças africanas.

A Cumbia junta tambores africanos, maracas, flautas e guache de origem indígena.

Este ritmo se espalhou por países de todo o continente americano, onde cada um deu seu toque particular.


Guaracha

A Guaracha é um ritmo rápido, bem dançante com toques de sapateado e letras cômicas.

Segundo estudiosos, o ritmo é de origem cubana inspirado por danças espanholas e surgiu no fim do século XVIII.

Enquanto que a palavra "guaracha" tem suas origens na Colômbia, onde era usada para denominar una dança.

O ritmo desembarcou na Colômbia na década de 1960 e logo caiu no gosto popular.


Guaracha Eletrônica

Por volta de 2015 alguns DJs de Medellín começaram a fazer arranjos eletrônicos com musicas folclóricas e assim, dizem que surgiu o movimento da Guaracha Eletrônica.

Na mesma esteira surgiram outros ritmos que bombam nas festas de musica eletrônica colombiana como zapateo, aleteo, chancleteo, pandereteo e até um chamado de "narco beat".


Merengue

O Merengue teve sua origem na República Dominicana e hoje é um estilo musical conhecido em toda a América Latina.

Os instrumentos de corda, a güira e as percussões são a síntese da cultura dominicana, formanda por europeus, aborígines e africanos.

Desde 2016, a Unesco declarou o Merengue como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.


Reggaeton

A palavra Reggaeton vem da junção de "reggae" e "maratón" - maratona é o nome que se dá para alguns concursos de rima, rap e hip hop.

Esse gênero musical surgiu no Panamá, misturando reggae jamaicano com ritmos latinos, influenciado pelo hip hop, salsa e música eletrônica, logo se popularizou em Porto Rico, depois Caribe, Europa e se espalhou pelo mundo todo.

A Colômbia tem vários artistas importantes do mundo Reggaeton, entre eles J. Bakvin, Maluma, Karol G, Andy Rivera, Reykon - e Medellín se firmou como capital de produção de reggaeton.


Salsa

A Salsa é um dos ritmos latinos mais conhecidos em todo o planeta e muita gente associa a musica e dança à países como Cuba ou Porto Rico... mas a quando o assunto é salsa, a Colômbia é uma autoridade.

A cidade de Cali é tida como a Capital da Salsa e a maioria dos vencedores do concurso anual da Federação Mundial de Salsa em Miami são colombianos.

Para os colombianos, saber dançar salsa tem a mesma importância de sambar para os brasileiros.


Vallenato

A música Vallenata ou Vallenato, nasceu na península de La Guajira, norte da Colômbia e hoje é popular em vários países da América Latina.

A influência européia no Vallenato se manifesta com a presença do acordeão trazido pelos colonos alemães para Riohacha, somado a guacharaca indígena e as percussões africanas, também presentes em outros ritmos tradicionais colombianos.

Em 2015, a Unesco declarou o Vallenato como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

O que achou da música colombiana? Escreva nos comentário logo abaixo.

  • Igor Brendon da Silva Muller disse:

    Cara, que site completo e íncivel. Parabéns !

    • Quero Te Mostrar disse:

      Opa, valeu Igor, grande abraço!

  • {"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
    >
    error: